UAI

Honda PCX 160: confira o vídeo das primeiras impressões

O scooter urbano ganhou novo motor, controle de tração, e ficou bem mais esperto nas arrancadas e retomadas de velocidade. Versão mais cara custa R$ 18.270

Publicidade
Modelo ganhou nova iluminação em LED, com direito a luz diurna
Modelo ganhou nova iluminação em LED, com direito a luz diurna Foto: Modelo ganhou nova iluminação em LED, com direito a luz diurna

O Honda PCX chegou no Brasil apenas em 2012, já que a fabricante demorou para acordar para o segmento dos scooters. E logo que entrou no mercado, o scooter Honda PCX assumiu a liderança em sua faixa, para não mais largar. Era equipado no começo com motor de 150cm³, mas agora chega à sua terceira geração com o novo 160cm³ equipado com controle de tração. E traz ainda mudanças no visual, na iluminação, no painel, no quadro, na ergonomia e até no “porta-malas” embaixo do banco.

honda scooter pcx 160 modelo 2023 azul de frente roxa de lado branca de traseira na pista asfalto estaticas
Modelo é oferecido em três versões e diferentes cores

O motor do Honda PCX 160 ficou bem mais esperto nas arrancadas e retomadas de velocidade na estrada, com boa interação com câmbio automático CVT. Para pilotar é só acelerar, sem qualquer complicação. Entretanto, o para-brisa é decorativo. Fica lá embaixo e não fornece proteção. Outra característica é o tanque (oito litros) na parte central, que mais alto, exige uma certa ginástica na hora de embarcar e desembarcar, situação corriqueira no dia a dia urbano.

Para compensar, o tanque do Honda PCX 160 pode ser aberto com uma tecla no escudo, o guidão está montado em coxins para reduzir vibrações e o banco, estilo sofá, permaneceu a baixos 764mm do chão. Dá para montar, como em uma motocicleta, sem elevar demais a perna. Além disso, as plataformas para os pés aumentaram 30mm no comprimento e na largura, melhorando o conforto.

As suspensões conseguem castigar menos o esqueleto. Para amenizar a buraqueira, os amortecedores traseiros foram reposicionados, com uma nova configuração de molas de três estágios para filtrar as pancadas. Na dianteira, garfo convencional. Ambos com 100mm de curso.

honda scooter pcx 160 modelo 2023 detalhe do painel digital estatica
Painel 100% digital confere toque de modernidade ao scooter

São três versões do Honda PCX. A de entrada, CBS, tem freio a disco na dianteira (220mm de diâmetro) e tambor na traseira, com 130mm e sistema combinado. Ao acionar o freio traseiro, parte da pressão vai para a roda dianteira. O preço sugerido é de R $ 16.230. A intermediária, ABS, com sistema ABS na roda dianteira, mas freio a disco nas duas rodas de 220mm, e preço sugerido de R $ 17.850. E a topo de linha, a DLX, que é mais luxuosa, também com discos de 200mm e acabamento um pouquinho diferenciado, com preço sugerido de R$ 18.270. Todas sem o frete incluído.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas