E você também costuma rodar no cheirinho? O que é isso? Dizem que é quando o motorista vai andando, o tanque vai baixando até não ter mais quase combustível nenhum no tanque - ficar dirigindo na reserva. E aí vem os "palpiteiros de plantão" e dizem que usar o combustível até a reserva é prejudicial. Pode até queimar a bomba de combustível que está lá dentro do tanque, porque ela é refrigerada pelo combustível - seja etanol ou gasolina.
Então rodar na reserva, pode fazer a bomba esquentar e queimar? Besteira! Nada disso.
Qual o risco de usar combustível da reserva?
O perigo de você usar o combustível até o final é puxar aquela sujeira que costuma ficar no fundo do tanque. Mesmo assim, um pré-filtro que retém aquele material.
Outro risco é o motorista rodar com o tanque praticamente vazio e a bomba puxar ar - porque o que a refrigera é o próprio combustível passando por ela. Se passar o ar, não vai refrigerar. Mas muitas delas têm um sistema que se não vier mais combustível, ela desliga.
Então, essa história que você tem que rodar com pelo um quarto de combustível no tanque, porque senão você pode danificar a bomba é "conversa pra boi dormir". Não existe esse perigo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas