x
UAI
SEGREDO

Volkswagen irá mudar o câmbio de seis marchas para o de oito em breve

Transmissão AQ300 de oito velocidades irá substituir a atual AQ250 de seis marchas

Publicidade
Volkswagen Taos
Volkswagen Taos Foto: Luiz Forelli/Vrum

A Volkswagen irá utilizar uma nova transmissão automática de oito velocidades em seus carros, talvez a partir de 2026. Chamada AQ300, essa nova caixa de câmbio substituirá a atual AQ250, utilizada em modelos com motores 1.4 TSI (turbo flex), que por exemplo no Brasil equipa o Virtus Exclusive, Polo GTS, Taos, T-Cross Highline e o futuro Nivus GTS.

As informações do portal Autocar India divulgou que a Skoda, subsidiária da Volkswagen, utilizará essa nova transmissão em seus veículos na Índia no Virtus e Taigun (‘T-Cross mais robusto’), que passarão por reestilizações no meio do ciclo de vida e já deverão sair de fábrica com a nova transmissão. 

Os modelos utilizam a mesma plataforma dos veículos vendidos aqui no Brasil, a MQB, além da motorização da família TSI, o que indica que os veículos em nosso país também receberão novidades em breve.

Volkswagen T-Cross 250 TSI
Volkswagen T-Cross 250 TSI Foto: Luiz Forelli/Vrum

A transmissão também deverá ser utilizada em motores mais avançados, como o 1.5 TSI Evo 2, uma evolução do 1.4 TSI, compatível com sistemas híbridos leve e plug-in.

O desenvolvimento da AQ300 está sendo feito pela japonesa Aisin, que já é responsável pelas atuais transmissões automáticas de seis marchas da marca. A Aisin também fabrica câmbios para modelos de outras montadoras, como Jeep Compass, Renegade, Fiat Toro entre outros.

O número 300 no nome do câmbio representa sua capacidade de torque, que é de 300 Nm (36,6 kgfm). Essa nova transmissão estará disponível principalmente para motores que demandam maior capacidade, como o 1.4 TSI e o novo 1.5 TSI Evo 2.

 

Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus Foto: Divulgação/Volkswagen/Pedro Danthas

Enquanto os motores mais potentes migrarão para o câmbio de oito marchas, o 1.0 TSI, como o 170 TSI (Polo e Virtus) e o 200 TSI (T-Cross e Nivus), deverão continuar utilizando a transmissão de seis marchas. Essa decisão está alinhada à faixa de torque desses motores, que não exigem a capacidade adicional da AQ300. Desta forma, o próximo lançamento da Volkswagen, o Tera, não deverá receber essa transmissão.